Matérias



<< Voltar

PEGADA ECOLÓGICA

            Quando paramos para pensar na evolução da espécie humana, na globalização, nas pesquisas científicas, entre outros assuntos, muitas vezes não nos perguntamos o que foi preciso fazer para chegar até aqui. E nesse momento gostaria que cada indivíduo parasse e refletisse sobre sua contribuição com meio ambiente que nos cerca, tenho certeza que vale a pena dedicarmos um minutinho do dia para pensar... Eu já fiz um trabalho de formiguinha? Então você me pergunta o quê quer dizer isso? São as pequenas atitudes que devemos tomar diariamente, mas que terão uma proporção jamais imaginável.
            Toda boa ação é capaz de modificar as ações de uma grande rede de pessoas, porque todo ser humano age através de algo que para ele se tornou um modelo. Então tome uma atitude, seja você o primeiro a agir nessa grande rede em defesa do meio do ambiente.
            Com atitudes simples você poderá se tornar um ser humano melhor.
- REDUZA: Lave seu carro com um balde com água e um pano, não esbanje água, tem alguém de olho em você, seja modelo.
- REUTILIZE: Utilize no lugar de filtro de papel um filtro de pano para coar seu café, você economizará no bolso e contribuirá com o meio ambiente.
- RECICLE: Seja criativo, você é capaz, transforme o seu lixo em arte.

UMA PARADA PARA PENSAR:

  1. 15 minutos de banho corresponde a 105 litros de água jogada no ralo.
  2. Lavar as mãos, fazer a barba e escovar os dentes com a torneira aberta pode provocar um desperdício de 60 litros de água.
  3. Evite o uso de produtos descartáveis, é nossa atitude que fará a diferença.
  4. Não jogue fora antes de saber se pode ser útil.
  5. Procure evitar o consumo excessivo de energia no horário de pico, entre 17h30 e 20h30.
  6. Opte por lâmpadas fluorescentes, rende no seu bolso uma economia de 30%.
  7. Quando se recicla uma tonelada de papel, se deixa de gastar 98 mil litros de água, 32 árvores de Pinus e três de Eucalipto e isso significa 3m³ de espaço livre nos aterros.
  8. Evite imprimir mensagens eletrônicas ou transforme-a em papel rascunho.
  9. Preocupe-se nas estradas com os animais silvestres, assim como você ele também utiliza as rodovias para transitar.
  10. Não se omita quando souber que a legislação ambiental está sendo desrespeitada. Faça sua parte!

Contribua e faça seu papel de formiguinha, o futuro do planeta agradece.

Patrícia Mendes Silva Carvalho
Bióloga: 62897/04-D

Colabore com o Meio Ambiente, ele também faz parte do seu patrimônio.

Hoje ouvimos vários bla, bla, blas... Sobre a conduta de preservação e contribuição do homem em relação à natureza.
Infelizmente, ficamos à mercê só de ouvir e falar, não colocando nada em prática. Às vezes chegamos ao ponto de fazer cobranças, sem fazer a nossa parte, o que na verdade chega ser constrangedor, ficamos sempre na expectativa que alguém faça algo em nosso lugar.
O importante é que se faça um exercício mental para conscientização, cada um deve fazer sua parte, assim com a colaboração de todos, a sua parcela irá fazer diferença.
Sei que não consigo fazer tudo, mas estou sempre fazendo algo e tentando acrescentar.
Pequenos gestos, não jogar lixo na rua e estrada, antes de jogar algo fora, pensando duas vezes se realmente não terá uma utilidade em uma reciclagem.
Sempre plante e cuide do que plantou, procure comprar sempre produtos com embalagens fáceis de ser descartadas.
Se vai à praia ou rios, não deixe um amontoado de lixo, procure o lugar certo para jogá-lo e que sejam colocados nos lugares adequados.
Fazer uma queimada é extremamente nocivo a natureza e a saúde. Estamos vivendo um mundo turbulento com mudanças climáticas extremas, realmente ficamos preocupados, mas só isso de nada adiantará, faça algo que sirva de exemplo para as pessoas de seu convívio.
Atitudes deveriam ter sido tomadas há muitos anos atrás, e nada adiantará se cada um não fizer a sua parte, só falando e pregando ecologia.
Aproveite, passe a observar todas as belezas naturais, nos seus mínimos detalhes, verá que tem um mundo maravilhoso e que pede socorro. Socorro!Socorro!  Ficar inerte a isso tudo não é possível

Pare e pense... Já é um bom começo, passe a explorar tudo, a sua contribuição é importante, analise e ajude, você encontrará com facilidade a sua parcela de colaboração.
A natureza agradece!

Schirley Faria

<< Voltar


Arinos Web -Copyright 2009 - Todos os direitos reservados