Frank Lúcio Matos



Bookmark e Compartilhe

<<<Voltar

Caro visitante do Portal Arinos Web, é com grande satisfação e entusiasmo que escrevo para este estimado veículo de comunicação, que muito vem contribuindo para o desenvolvimento do município e região. È importantíssimo poder agregar valor às vidas das pessoas com informação de qualidade, variedades, notícias e serviços de utilidade pública. Por isso PARABÉNS ao Portal Arinos Web, sensacional, dinâmico, versátil, ágil e principalmente muito útil às nossas vidas.

 Gostaria de iniciar nosso relacionamento falando sobre: “Nossos sonhos”. Afinal quem nunca sonhou quando criança em ser um jogador de futebol , um piloto , ou uma modelo famosa , ou atriz de novela , e quando crescemos , sonhamos constantemente com a felicidade , paz , amor , ou sonhos concretos como um carro , uma casa, uma viagem,  um bom emprego , e por aí vai ...

Lute pelos seus sonhos


E como é bom sonhar! Porém infelizmente alguns de nós desistimos de nossos sonhos antes mesmo de lutar por eles, por medo, cansaço, desilusão ou simplesmente covardia. O problema é que sonhar é bom e confortável quando estamos apenas “sonhando”, deitado em nossa cama ou sofá, mas quando vamos colocar em prática , agir, dar aquele primeiro passo , a coisa complica , pois aí surge o desconforto de “ fazer acontecer “ , ter que suar a camisa para colocar em prática aquilo que sonhamos . Nesta etapa somos vencidos por nossas limitações, tabus, desilusões que sofremos desamores, traições, enfim colocamos a culpa do nosso desânimo no mundo cruel em que vivemos, onde não podemos confiar uns nos outros, na falta de dinheiro, falta de sorte e outras desculpas que inventamos.

Meus amigos, realmente a vida não é um “mar de rosas”, e cada pessoa é diferente uma da outra, cada um tem seus próprios sonhos, desejos e vontades. Ainda bem que é assim, Já pensou se fosse tudo fácil demais e fôssemos iguais uns aos outros?  Que tédio? Que chatice? E nós? Como ficamos? Sentamos na calçada e choramos? Assistimos ao filme de nossas vidas sentados na última fila ?

Claro que não!!! Temos que subir no palco e atuarmos como atores e atrizes principais de nossas vidas! Temos que sonhar e acreditar em nossos sonhos , em nosso potencial , a vida nos abre grandes oportunidades a cada instante , apenas temos que abrir bem a mente e o coração para ouvirmos e enxergarmos como a vida é linda !!! Acreditamos em tanta coisa, e não acreditamos em nós mesmos, somos capazes de tudo, basta um motivo , um SONHO , e mudamos o mundo , mas primeiro temos que mudar a nós mesmos , dando o primeiro passo que é acreditar em nosso potencial , sonhar com afinco, escrever nossos sonhos , transformá-los em metas e objetivos com prazo determinado , valores  traçar um plano de ação para atingir este objetivo.

Portanto descreva seu objetivo , mentalize , crie um quadro com fotos do que você quer e olhe para ele todos os dias e diga para si mesmo :” Eu posso , eu quero  , eu estou trabalhando para chegar até aqui...” E faça acontecer , não deixe para depois , siga os exemplos de grande ídolos de nossos tempos , cultive a persistência, tenha fé , dedique-se de coração e lembre-se : Sonhar e inspirar corresponde a 30 %, os outros 70 % vem da determinação , dedicação e transpiração .  “ Se aceitar a derrota é o que terá “ . Seja você uma dona de casa, um profissional liberal um empreendedor e quer mudar sua vida ou sua empresa, comece por aqui , por você , encare seu medo , acredite, dê o melhor de si , não desista e não reclame !

 

 “SUCESSO FINANCEIRO – Primeiros Passos”

 

Todos nós temos sonhos, uma casa própria, um carro, faculdade, uma viagem , casamento , quitar as dívidas,  INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA , etc. Cada um tem um desejo em particular , é maravilhoso sonhar , mas o mais importante é REALIZAR ESTE SONHO!! Principalmente nesta época do ano, se aproximando o fim do mesmo, começamos a pensar no ano que passou o que fizemos de bom, de produtivo, ficamos mais velhos a cada segundo... deixamos escapar oportunidades, por medo , acomodação , não importa o motivo , o resultado é o mesmo , frustração .
Trataremos neste artigo apenas do item finanças. O ano está findando e começamos avaliar se conseguimos trocar de televisão, comprar aquela casa que tanto sonhamos, economizar aquele valor desejado lá no começo do ano, ou se infelizmente acabamos ficando mais endividados. Aí mora o grande perigo, hoje com a facilidade do crédito, e com “motivação consumista de comprar, comprar e comprar”, muitos de nós estamos devendo ao cartão de crédito , cheque especial , ou com várias  prestações atrasadas. 
Automaticamente vêm aquelas perguntas: O que eu fiz de errado? Por que estou devendo tanto? Ah, mas eu precisava mesmo daquela TV de 42 polegadas? Não estou dizendo aqui que as pessoas não devem adquirir bens, muito pelo contrário. O que estamos tentando alertar é quanto ao DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO , quando excedemos os limites financeiros de nossos bolsos , aí ficamos frustrados com tantos carnês para pagar, e aquele GRANDE DESEJO, da casa, do carro, da faculdade, MAIS UMA VEZ VAI TER QUE ESPERAR. O que fazer? Primeiro vamos fazer uma reflexão: Como anda sua vida financeira? Tem poupado? Possui dívidas? Está pedindo dinheiro emprestado para os amigos e parentes?  .
Graças à nossa “promissora economia”, muitos brasileiros estão tendo mais qualidade de vida adquirindo bens de consumo muito úteis, a utilização do crédito no Brasil aumentou e muito, o uso do cartão de crédito começa na adolescência, com isto muitos brasileiros andam mais endividados.  Se você atrasa pagamentos, faz cheques que não consegue cobrir, só compras com cartão, e acha impossível poupar, acenda o sinal de alerta, suas finanças podem estar em risco. Como conquistar o sucesso financeiro? Recentemente participei de um Congresso, onde o ilustre professor João Batista Gomes apresentou uma fórmula muito prática e útil de como podemos alcançar o sucesso financeiro, são os 3 Gs:
• 1º - GANHAR
• 2º - GUARDAR
• 3º - GASTAR
Parece simples não? Primeiro ganhamos dinheiro, depois guardamos o mesmo, na poupança, por exemplo, e só depois, repito, só depois é que gastamos. Quantos de nós fazemos assim? Poucos, não é verdade? O problema é que não recebemos educação financeira adequada desde crianças, pelo contrário, sempre ouvimos de nossos pais, familiares e  amigos , que : dinheiro não traz felicidade , o rico não vai para o céu , dinheiro não dá em árvore , o dinheiro é a raiz de todo o mal.! E por aí vai... O que fazemos hoje é totalmente ao contrário, primeiro gastamos, depois gastamos de novo, e quanto não temos o dinheiro pegamos emprestado, ou antecipamos o 13º salário ou a restituição do Imposto de renda, para gastarmos também. Quando acordamos, o abismo está próximo. Temos que mudar esta atitude depreciativa, oferecer uma educação financeira aos nossos filhos melhor do que a que recebemos
Temos que eliminar os pensamentos que rejeitam a prosperidade, parar de invejar os ricos, de ver o concorrente como inimigo, viver sempre com a “mão fechada”, guardar ressentimento contra os pais, reclamar de tudo e de todos, culpar os outros pelos nossos erros e parar de pensar que dinheiro é um mal !
Vamos começar a cultivar pensamentos que atraem a prosperidade, pensar positivamente, ver o dinheiro como um meio para alcançar nossos objetivos, uma conseqüência de planejamento financeiro, poupança e de um trabalho bem feito, com dedicação e determinação! Falar e pensar em prosperidade, agradecer às oportunidades que a vida nos oferece, gostar do trabalho, da profissão, das pessoas, transmitir o amor através do trabalho, visando à felicidade do maior número de pessoas. Pensar e viver como um vencedor! Partilhe seus desejos com sua família, organize suas finanças, comece gastando menos do que ganha, e depois pense em como ganhar mais do que gasta. Economize, busque estratégicas para economizar, mas principalmente concentre em estratégicas para aumentar seus ganhos. Prosperidade é uma questão de escolhas e atitudes.

Adm. Frank Lúcio Matos é pós graduado em Logística e Transportes, pós graduado em Gestão Estratégica e  Qualidade Total , pós graduado em Marketing e graduado em Administração de Empresas  , é Consultor Empresarial , realiza cursos e treinamentos , Perito Financeiro Judicial e Extrajudicial. É colaborador do Portal Arinos Web. 061 9951 0686  -  fk2matos@ibest.com.br . Envie sugestões e dúvidas, estamos á disposição.


<<<Voltar



Arinos Web -Copyright 2009 - Todos os direitos reservados