Dicas Veterinárias


<< Voltar

  • HIGIENE

    Banho: no máximo 1 vez por semana, com xampu específico para cães e gatos. Lembre-se de colocar algodão nos ouvidos do seu mascote para não entrar água, mas mesmo assim, evite molhar as orelhas. Enxágüe bem e seque a pelagem com toalha e secador. Já os gatos não precisam tomar banhos com freqüência, pois eles normalmente se limpam sozinhos.

    Escovação dentária: para que seja eficiente e assim prevenir o aparecimento de tártaro, a higiene dentária deve ser feita diariamente, com escova e pasta dentais próprias para cães. O tártaro já formado só poderá ser removido pelo médico veterinário do seu cãozinho. Ligue para ele e marque uma consulta odontológica. Você sabia que as bactérias da boca (placa bacteriana) podem causar sérios danos ao coração, rins e articulações?

    Escovação da pelagem: todos os cães e gatos, mesmo aqueles de pêlo curto devem ser escovados. A escovação massageia a pele e estimula a circulação sanguínea. Além disso remove impurezas, pêlos mortos, evita nós e deixa o seu bichinho ainda mais bonito. Pergunte ao veterinário qual a escova ideal para o seu amiguinho.

    Limpeza das orelhas: a higienização do canal auditivo deve ser feita com muito cuidado e apenas com produtos específicos para ouvido. Nunca use água, álcool ou outros produtos caseiros. Eles podem promover irritações e até crescimento de fungos e bactérias, nas orelhas do seu animalzinho.

    Limpeza dos olhos: algumas raças de cães como por exemplo: poodle, shih tzu, yorkshire e alguns gatos como o persa, precisam de um cuidado especial com os olhos. É importante realizar uma limpeza diária, com algodão umedecido em água mineral, para evitar o acúmulo de secreções oculares. Mas caso haja excesso de muco, olhos fechados, olho “esbranquiçado” ou outras alterações, procure imediatamente um veterinário.

    Por Dra. Juliana Mori

<< Voltar


Arinos Web -Copyright 2009 - Todos os direitos reservados