Arquivos 2010 Notícias e Eventos



Bookmark e Compartilhe

 

<<<Voltar

 

20 de Julho de 2010

10º Encontro de Jovens Cooperativistas da Capul

A Capul, juntamente com a Ocemg/Sescoop e a Itambé, realizaram a décima edição do Encontro de Jovens Cooperativistas da Capul - CooperJovem.

O Encontro aconteceu no dia 10 de julho, no Salão do Sindicato Rural de Unaí, e reuniu mais de 300 jovens da zona rural vindos de vários cantos do Noroeste de Minas.
O objetivo do evento é capacitar e integrar os jovens ao Sistema Capul visando prepará-los para serem os cooperantes do futuro. Por meio de palestras e de explanações, conhecimentos relevantes à formação de cidadãos atuantes em seu meio social são passados aos participantes. O espírito do cooperativismo e a importância das atividades rurais são apresentados para o público formado por moças e rapazes.
Uma característica particular do Encontro diz respeito à escolha dos temas abordados nas palestras que são sugeridos pelos próprios jovens na edição anterior do evento, tornando o  CooperJovem ainda mais atrativo. Alguns jovens já participaram de mais de cinco edições, e conservam o entusiasmo e a sede de conhecimento dos estreantes.
Este ano foram ministradas quatro palestras: a psicóloga Melissa Soares Braz Carniel, apresentou a temática “Relações Interpessoais”; o médico Itaque B. Vasconcelos, falou aos jovens sobre “Drogas e Sexo na Adolescência”; a administradora de empresas Cláudia Machado, abordou a “Gestão de Empresa Rural em Regime de Economia Familiar”; e o professor universitário Geraldo Donizete Luciano, explanou sobre “Educação Ambiental”.
O 10º CooperJovem seguiu uma intensa programação. Após o credenciamento dos participantes, foi servido um farto café da manhã.
Em seguida a mesa de honra foi composta por: Zuza Machado, Presidente da Capul; Tarciso Braz, Diretor Administrativo da Capul; os quatro palestrantes do encontro; alguns líderes comunitários; e o Tecnólogo em Cooperativismo Geraldo Isidoro, coordenador do evento.
O Presidente da Capul, Zuza Machado, abriu oficialmente o evento e contou um pouco da sua trajetória como produtor rural, algo que empolgou os participantes que ouviram um testemunho de trabalho árduo, dedicação e sucesso.
O Diretor Administrativo, Tarciso Braz falou aos jovens rurais um pouco da história da Capul e ressaltou características da cooperativa e do cooperativismo. Em seguida foram iniciadas as palestras.
Após uma pausa para um delicioso almoço, foram realizadas outras palestras, cumprindo assim todo o planejamento.
Durante o encerramento, que contou com a presença da diretoria e dos palestrantes, os jovens preencheram um simples questionário que servirá de direção para a realização do próximo CooperJovem.
Para fechar com chave de ouro e brindar o carinho dos estudantes com a Capul e com o evento, foram sorteados vários prêmios, entre eles uma sela novinha em folha.
Diante do sucesso do 10º Encontro de Jovens Cooperativistas, a diretoria da Capul ressaltou novamente a importância dos jovens no futuro da Capul, e parabenizou a todos os colaboradores e a imprensa envolvida na organização do evento e principalmente, parabenizou aos jovens por terem atendido ao convite.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Capul.

 

10 de Julho de 2010

FORMATURA DO 1º SEMESTRE DO PROERD - Arinos/MG

Dia 08 de julho de 2010, na quadra de esportes municipal, formatura da turma do PROERD-Programa Educacional de Resistência às Drogas. O PROERD é um programa de caráter social preventivo, através do esforço cooperativo entre a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, escolas e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente no exercício da cidadania.
A cerimônia de formatura do PROERD foi aberta com o Hino Nacional, iniciando com palavras da Cabo Eunice Cristina Morais Silva, com a presença do Comandante do PEL. PM – ARINOS, Ten. Ibernon Oliveira Rodrigues, Comandante do PEL. PM – Buritis, Ten. Márcio Aragão G. Vargas, Comandante do PEL. PM – Unaí, Capitão Marcos K. Rodrigues, a Secretária Municipal de Educação e demais autoridades.
A festa foi animada com apresentações dos alunos das várias escolas contempladas com o programa. Aluna do IFNMG tocou violão e cantou a música de Daniel e Samuel, “Contra as drogas” e várias outras atrações, animação geral com o boneco do PROERD.
 Finalizando com palavra a Secretária de Educação Maria Aparecida dos Santos.
Os trabalhos do PROERD foram finalizados neste primeiro semestre com esta linda formatura, retornando no 2º semestre, na segunda quinzena de agosto.
 Parabéns a todos pelo excelente trabalho!

Schirley Faria


Fotos por Verônica Alcântara (RADAR)

Veja mais>>>

03 de Julho de 2019

Minas lança programa para desenvolvimento agrícola regional

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] - “Sonho que se sonha junto se transforma em realidade.” Com estas palavras, o presidente da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), Marcelo Spinelli, resumiu a importância da parceria entre FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Vale, Banco do Brasil, Governo de Minas e FCA para a implementação do Pró-Noroeste de Minas. O programa, lançado nesta terça-feira (29), na sede da FAEMG, em Belo Horizonte, visa promover o crescimento agrícola sustentável da região.

O Noroeste é uma das principais regiões produtoras de feijão, milho e soja, do estado, mas as lavouras ocupam apenas 15% da área da região. Estudos indicam que ainda há cerca de 2,5 milhões de hectares disponíveis para plantio. Só a soja tem potencial de produção de 6,3 milhões de toneladas. “O programa vai fomentar o potencial da região, a última fronteira agrícola de Minas. A tecnologia, o financiamento e a logística vão garantir o sucesso da ação”, ressaltou o presidente da FAEMG, Roberto Simões.

Entre as ações do Pró-Noroeste está a liberação de R$ 200 milhões em linhas de crédito do Banco do Brasil para custeio, investimento e comercialização da safra. “Procuramos sempre apoiar iniciativas para o desenvolvimento do agronegócio”, afirmou o superintendente estadual do banco, Tércio Luiz Tavares Pascoal. Num primeiro momento, a cultura da soja será o principal foco do programa. Em 2009, a produção do grão na região foi de 991 mil toneladas, colhidas em 322 mil hectares. 

Logística

Além da oferta de crédito para plantio da oleaginosa, os produtores do Noroeste contam, desde a safra passada, com o Terminal Intermodal de Pirapora, investimento conjunto da ordem de R$ 300 milhões realizado pela Vale, FCA, Governo de Minas, Prefeitura de Pirapora e empresas parceiras. Com a melhoria da infraestrutura logística, a soja produzida no Noroeste é embarcada na Ferrovia Centro-Atlântica em Pirapora, seguindo até o Porto de Tubarão (ES), sendo de lá enviada para outros países.

No ano passado, foram transportadas 250 mil toneladas de grãos pelo corredor logístico. Este ano a previsão é que mais de 600 mil toneladas sejam transportadas pelo modal ferroviário. Dois novos silos instalados no terminal, os maiores em operação do Brasil, aumentaram a capacidade de armazenagem para 42 mil toneladas. Segundo Eduardo Rodrigues, diretor de logística da trading Multigrain, “o Pró-Noroeste será uma oportunidade de crescimento não apenas para Minas, mas para todo o Brasil”.

O Pró-Noroeste prevê ainda cooperação técnica entre FAEMG, Secretaria de Agricultura e FCA para identificação de áreas para cultivo, organização dos produtores, divulgação do programa e promoção de técnicas sustentáveis de plantio. Através da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) está sendo disponibilizado um novo mapa de aptidão para a soja na região. O secretário de Agricultura, Gilman Viana Rodrigues, ressaltou que “o Pró-Noroeste vai gerar bons resultados para os produtores rurais”.

Fonte: ABN NEWS

 

01 de julho de 2010

Dia 03 de Julho – O Mundo Celebra o Cooperativismo

No primeiro sábado do mês de julho, todos os países celebram as conquistas alcançadas por meio da cooperação. Em 2010, o Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado no dia 03 de julho.

No Noroeste de Minas o Cooperativismo é concreto, é forte. No município de Unaí, este sistema econômico e social, em que a cooperação é a base sobre que se constroem todas as atividades econômicas, já escreveu inúmeras histórias de sucesso e alegria. Dentro das cooperativas unaienses, homens e mulheres, insistiram e lutaram por valores como: união, democracia, ajuda mútua, igualdade, responsabilidade social, e solidariedade. E hoje continuam defendendo o trabalho em conjunto para um fim comum, a cooperação.
A Capul – Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda., possui 46 anos de história de cooperação e se desenvolveu juntamente com seu associado, o produtor rural da região. Hoje se orgulha de ser a maior cooperativa noroestina, em faturamento e em número de associados: são mais de 3.800 (três mil e oitocentos) cooperados.
A Capul é composta por pessoas que vivenciam o espírito do cooperativismo em sua rotina, em seu trabalho, em sua família. E estas pessoas estão em festa pelo dia 3 de julho.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Capul
Por: Késcia Tellechea

 

29 de Junho de 2010

Portal Arinos Web - 1º ANIVERSÁRIO

Não poderíamos encerrar este mês sem dizer: completamos um ano de trabalho no Portal Arinos Web.

Trabalhamos com transparência e serenidade. Tivemos alguns contratempos, algumas mudanças radicais, vários obstáculos e desafios no decorrer deste período. Nosso grande incentivo foram nossos amigos e visitantes. Procuramos levar o que há de melhor em informação e divulgação para a comunidade, com assuntos de relevância, incluindo a divulgação local e de toda a região, sempre abertos a outras cidades com interesse em fazer parte deste nosso mundo virtual.

Convictos da importância dos nossos visitantes, estamos sempre reciclando idéias e aprendendo, para o aprimoramento do nosso site, procurando aumentar a nossa capacitação, com nossas mentes abertas para melhorar, sentindo a obrigação de acertar mais do que errar. O nosso lema é respeitar a todos, procurando fazer com que a sensatez faça parte do nosso dia a dia.

A criação de um Portal, surgiu a partir do momento em que achamos que a cidade de Arinos e região deveriam ser mostradas ao mundo, com suas inúmeras belezas naturais. Considerando que a internet é um dos meios de comunicação mais abrangentes da atualidade, com um teclado o mundo fica ao seu alcance de forma simples.

Completamos um ano de interação, devemos a vocês por acreditarem em nosso trabalho.  
Arinos web agradece aos amigos e visitantes pelo apoio e incentivos recebidos.

Acesse sempre www.arinosweb.com.br
Nosso muito obrigado!

28 de Junho de 2010

Indústria de soja será instalada em Arinos

Veja mais>>>

24 de Junho de 2010

Rio Negro e Solimões agitam a 23ª Expoagro de Arinos

A 23ª Exposição Agropecuária de Arinos vai ficar marcada pelo grandioso show da dupla sertaneja Rio Negro e Solimões que lotou o Parque de Exposições Juarez Valadares Carneiro. Várias caravanas de cidades vizinhas se deslocaram para a cidade do Vale do Urucuia e foram recebidas pela recepciosidade do povo Arinense.
A 23ª Expoarinos, que aconteceu de 16 a 20 de junho, foi realizada pelo Sindicato Rural e Prefeitura Municipal, com apoio do Ministério do Turismo e vários outros colaboradores.
Durante o evento aconteceu o 8º Encontro da Mulher Rural, o 3º Encontro do Produtor de Leite, o lº Leilão Elite do Leite de Arinos, o 4º Mega Leilão do Produtor e o Concurso Leiteiro.
Adrenalina para os amantes do Moto Cross e nas montarias em Touro, no Rodeio profissional da equipe Edidany Barbosa.
A eleição da Rainha, no Baile do Cowboy, deu charme e elegância à festa.
Na parte musical shows com os cantores Edson e Carlos Silva, das duplas Rodrigo e Rafael, Márcio Texano e Gabriel, do grupo Pagoart e o mega show da dupla sertaneja Rio Negro e Solimões. Após os shows a animação continuou na Boite Móvel.
Durante a festa Agropecuária a Prefeitura presenteou o Setor Agropecuário da região com as inaugurações do Abatedouro Municipal de Aves, do Centro de Desenvolvimento Agropecuário – Feira do Produtor – e do Centro de Capacitação do Agricultor Familiar, Jovens e Mulheres.
Na abertura oficial por motivos de saúde o presidente do Sindicato Rural, Benedito Pires Durães, não pôde comparecer e o prefeito Carlos Alberto recepcionou as várias autoridades presentes, como o presidente da AMNOR e prefeito de Paracatu Vasco Praça Filho, o Deputado Estadual Gustavo Corrêa, o Deputado Federal Silas Brasileiro, os representantes do Deputado Federal José Santana e dos Deputados Estaduais Almir Paraca e Zezé Perrella. Presentes também o prefeito Zizinho, de Brasilândia e os representantes dos prefeitos de Buritis e Unaí. Os presidentes dos Sindicatos Rurais de Unaí, João Pinheiro e Buritis também prestigiaram a 23ª Expoagro de Arinos.
O prefeito Carlos Alberto agradeceu a presença das autoridades e dos visitantes que nos cinco dias de festa se divertiram e confraternizaram com amigos e familiares. Nenhum incidente foi registrado durante a 23ª Exposição Agropecuária de Arinos.

Veja mais>>>

18 de Junho

Todos os anos é festejada a Tradicional FESTA DE ROMARIA , com a participação de toda a comunidade, recebendo visitantes de Chapada Gaúcha, Riachinho Uruana de Minas, Urucuia, Bonfinópolis e muitas outras cidades.

Participem! É linda a Festa de Romaria

57ª FESTA DE ROMARIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO JOSÉ
           24 de Junho a 04 de Julho de 2010 em Arinos-MG                                                    

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA DE ARINOS-MG

PROGRAMAÇÃO: Veja mais>>>

12 de Junho de 2010

BAILE DO COWBOY

Realizado com grande sucesso! No dia 12 de junho de 2010, o Tradicional “Baile do COWBOY”, em sua 11ª Edição, no Tathersal  do parque de Exposições Juarez Valadares Carneiro, parceria do Sindicato Rural, Prefeitura Municipal e comerciantes.
 Compareceram as autoridades locais, comunidades locais e região e ainda visitantes.
Para acrescentar e embelezar a festa houve eleição da Rainha da 23ª Exposição de Arinos, cinco candidatas disputaram  a coroa: Thaise, Tainara, Pamela, Mayara e Luana. Todas as candidatas são lindas e com ótima desenvoltura. Todas mereciam o ser a rainha, parabéns a todas e em especial à Rainha escolhida.
Segue o resultado:
RAINHA – TAINARA
1ª Princesa – Luana
2ª Princesa – Mayara
A Rainha de 2009, Sarah Pimentel, passou a Coroa e a faixa para a graciosa Rainha de 2010, Tainara.

*Fotos por Juliana Borges

Veja mais>>>

21 de Maio de 2010

Comemoração do Dia do Evangélico de Arinos no dia 14 de Maio de 2010

"Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra." (Salmos 100:1)
Em 14 de maio de 2010, comemorou-se na cidade de Arinos-MG o Dia do Evangélico, sendo que no dia anterior, 13.05.10, realizou-se um grande culto de adoração e louvor ao Senhor na Câmara Municipal, com participação das Igrejas Evangélicas, além da Banda Sinfônica de Brasilândia de Minas. A programação do dia 14.05.10 foi realizada ao ar livre, com uma grande carreata antes do evento, e a programação à noite, contou também com a participação das Igrejas Evangélicas e do Ministério de Louvor Hadash, de Brasília-DF. Foram dias de muita alegria, onde o povo de Deus, em unidade, enalteceu ao Senhor.

 

 



Arinos Web -Copyright 2009 - Todos os direitos reservados